sábado, 7 de abril de 2012

“Sunday, bloody Sunday”

O ano de 1972 ficou assinalado na Irlanda do Norte pela enorme quantidade de sangue derramado, na defesa dos direitos cívicos para os cidadãos católicos.
Nesse ano, 470 pessoas foram mortas, das quais 14 perderam a vida a 30 de Janeiro de 1972, numa manifestação não autorizada, na segunda maior cidade da Irlanda do Norte, Londonberry, da província de Ulster. Esse dia ficou assinalado como o “domingo sangrento”. Nesta época, o Reino Unido era governado pelo Primeiro-ministro conservador, Edward Heath.
Só em 1998, com a chegada do Trabalhista Tony Blair ao cargo de Primeiro-ministro, foi possível a abertura de novo inquérito sobre o que se tinha passado naquele domingo sangrento, em que tinham perdido a vida 14 pessoas. Tony Blair comprometera-se com o processo de paz na Irlanda do Norte, devido à forte pressão popular.
Entre Abril de 1998 e Novembro de 2004 a Comissão de Inquérito, ouviu 900 testemunhas e recebeu 2.500 depoimentos escritos, sobre o domingo sangrento. Concluindo que, nesse domingo de Janeiro de 1972, morreram inocentes, na Irlanda do Norte.
Assinala-se no próximo dia 10 de Abril, na Irlanda do Norte, o 14º aniversário sobre a data do Acordo de Paz de Sexta-Feira Santa, tendo este sido aprovado em referendo popular entre a Irlanda do Norte e a República da Irlanda, com o objetivo de acabar com os conflitos entre as duas partes. Divergências essas, que começaram porque a Irlanda do Norte, cuja maioria da população é constituída por protestantes unionistas, queria a região ligada ao Reino Unido enquanto que a República da Irlanda, cuja população é constituída maioritariamente por católicos nacionalistas, desejavam a reunificação e um país independente.
De referir ainda, que esta clivagem entre protestantes unionistas e católicos nacionalistas, se arrasta desde 1969, tendo provocado mais de 3.600 mortes, muitas das quais provocadas pelo Exército Republicano Irlandês – IRA.
Como forma de assinalar esta “data sangrenta”, e para que tal não se volte a repetir, a banda musical irlandesa U2, em 11 de Março de 1983, lançou o álbum “War”, no qual a primeira faixa intitulada “Sunday Bloody Sunday”, cuja letra descreve os horrores do incidente do domingo sangrento em Londonberry, onde as tropas britânicas atiraram e mataram manifestantes inocentes de direitos civis.

Sem comentários:

Enviar um comentário