sábado, 31 de dezembro de 2011

Bem-vindo 2012…

Com a esperança que tenham tido uma Feliz Quadra Natalícia e um ótimo inicio de ano e por que estamos cheios de ouvir falar em “cortes”, gostaria de partilhar consigo três proclamações, para 2012.
O ano que agora se inicia ficará na história como aquele em que se assinala, de acordo com a ONU – Organização das Nações Unidas – o Ano Internacional da Energia Sustentável para Todos.
Trata-se de uma medida que visa chamar a atenção para a importância do acesso universal à energia como forma de promover o desenvolvimento e minimizar a pobreza no mundo, uma vez que 1.400 milhões de pessoas, não têm acesso à electricidade. Além destes, 1000 milhões de pessoas em todo o “nosso” planeta, têm electricidade de forma intermitente.


Esta Declaração, faz parte de uma iniciativa maior, comandada pelo secretário- geral, Ban Ki-moon, que até o ano de 2030 pretende alcançar os seguintes três grandes objetivos: – assegurar que todos tenham acesso a serviços modernos de energia;– reduzir em 40% a intensidade energética global; e, - aumentar em 30% o uso de energias renováveis em todo o mundo.

De acordo com a proclamação da Assembleia Geral das Nações Unidas, 2012 será o Ano Internacional das Cooperativas. Ao fazê-lo a Assembleia Geral das Nações Unidas está a reconhecer o enorme contributo das Cooperativas para a redução da pobreza, para a geração de emprego e para a integração social.
O Sector Cooperativo integra a nível mundial 800 milhões de membros, sendo responsáveis pela manutenção de 100 milhões de postos de trabalho em mais de 100 países.

Por sua vez, o Parlamento Europeu anunciou que 2012 será o Ano Europeu dedicado ao Envelhecimento Activo e da Solidariedade Inter-geracional.


Espera-se que o Ano, possa servir para sensibilizar a opinião pública, os decisores políticos e outras partes interessadas para a importância do envelhecimento activo e para a necessidade de explorar de forma mais eficaz o potencial das coortes do baby boom; promover o intercâmbio de informações e de experiências entre Estados-Membros e partes interessadas; e dar aos Estados-Membros e às partes interessadas a possibilidade de elaborar políticas mediante o desenvolvimento de actividades específicas e a fixação de objectivos concretos.
O objectivo global do Ano Europeu é incentivar e apoiar os esforços dos Estados-Membros, das suas autoridades regionais e locais, dos parceiros sociais e da sociedade civil no sentido de promover o envelhecimento activo e de melhor explorar o potencial da população, em rápido crescimento, com 50 ou mais anos de idade, preservando desta forma a solidariedade entre gerações.
Para possibilitar o envelhecimento activo há que criar melhores oportunidades e condições de trabalho para permitir que os trabalhadores mais velhos desempenhem o seu papel no mercado de trabalho, combater a exclusão social fomentando a participação activa na sociedade e incentivar o envelhecimento saudável. Por conseguinte, os objectivos são:
(1) sensibilizar a opinião pública para o valor do envelhecimento activo, a fim de destacar o contributo útil das pessoas mais velhas para a sociedade e a economia, promover o envelhecimento activo e melhor explorar o potencial desse grupo de pessoas;
(2) estimular o debate e desenvolver a aprendizagem mútua entre os Estados-Membros e as partes interessadas a todos os níveis, com o propósito de promover as políticas de envelhecimento activo, identificar e divulgar as boas práticas e incentivar a cooperação e as sinergias;
(3) propor um quadro de compromisso e de acção concreta, que permita aos Estados-Membros e às partes interessadas, a todos os níveis, elaborar políticas através de actividades específicas e fixar objectivos concretos no domínio do envelhecimento activo.

 Por todos estes motivos extremamente importantes, Bem-vindo 2012…



Sem comentários:

Enviar um comentário