quarta-feira, 15 de junho de 2011

Sessão evocativa do 2º Aniversário de elevação da Madalena a VILA.

A Secção da Madalena do PS, efectuou no passado dia 12 de Junho, uma Sessão evocativa da elevação da freguesia da Madalena à categoria administrativa de Vila.

Esta sessão contou com a presença entre outros do Presidente do PS – Gaia, Prof Eduardo Vítor, do Líder do Grupo do PS, na Assembleia Municipal de Gaia, Dr. João Paulo Correia e do Secretário Coordenador do PS – Madalena, Dr. Carlos Cidade.
Após a constituição da mesa, usou da palavra Carlos Cidade, que contou aos presentes todas as demarchés efectuadas para que a Madalena tivesse passado à categoria de Vila a 12 de Junho de 2009.

A elevação da povoação da Madalena a Vila, ocorreu a 12 de Junho de 2009, após esta povoação preencher todos os requisitos do art.º 12º da Lei 11/82, de 2 de Junho.

Ou seja, ter posto de assistência médica; farmácia; casa do povo, de espectáculos, centro cultural ou outras colectividades; transportes públicos colectivos; estação dos CTT; estabelecimentos comerciais e de hotelaria; estabelecimento que ministre escolaridade obrigatória e agência bancária.

Fruto da vontade popular e dos executivos que lideraram a junta de freguesia, entre 1989 a 2009, o “sonho” tornou-se realidade no passado dia 12 de Junho de 2009.

Mas, para que tal fosse possível, houve muito trabalho burocrático a realizar, respectivamente:

Em 11 de Junho de 2007, foi aprovado, por unanimidade, em reunião do executivo da junta da Madalena, uma proposta do Presidente da Junta, tendo por objectivo a elevação da povoação da Madalena a Vila.

Esta decisão do executivo, foi proposta em 8 de Maio de 2009, à Assembleia de Freguesia da Madalena, que a aprovou, por unanimidade.

O executivo Municipal, aprovou por unanimidade, esta proposta, em reunião efectuada a 1 de Junho de 2009 e, a Assembleia Municipal, aprovou a elevação da Madalena a Vila, em 18 de Junho de 2009, também, por unanimidade.

A elevação da Madalena a Vila, deu entrada, na Assembleia da República, a 16 de Abril de 2009 – Projecto Lei nº 736/X/4ª Sessão Legislativa, cujos primeiros Deputados proponentes, foram, respectivamente: Dr. Renato Sampaio; Dr. Maria José Gamboa; Fernando Jesus e Dr. Joaquim Couto.

Tendo sido o mesmo admitido a 20 de Abril; anunciado em 22 de Abril e publicado no Diário da Assembleia da República de 23 de Abril.

O Projecto Lei nº 736/X/4ª Sessão Legislativa – Elevação da povoação da Madalena a Vila – subiu a reunião plenária de 12 de Junho, tendo sido o último Projecto a ser votado, por unanimidade, dos Deputados que faziam parte da Assembleia da República.

Levando em linha de conta que é extremamente importante para a auto-estima, para o prestígio e valorização dos Madalenenses; assim como para a própria povoação e para a oportuna divulgação da elevação da povoação à categoria de Vila;

Considerando que a elevação da povoação da Madalena à categoria de Vila, é o reconhecimento de um caminho percorrido, do desenvolvimento atingido e do nível da qualidade de vida alcançado, e por outro lado, a vontade de continuar a contribuir para a melhoria das condições de vida e oportunidades dos Madalenenses.

Penso que vai ficar a perpétuar na história do Poder Local, em Portugal, o facto de um executivo local, não comemorar a elevação de uma povoação à categoria de Vila, como ocorreu pelo segundo ano consecutivo a 12 de Junho, aqui na Vila da Madalena.

Assim, os eleitos na Assembleia de Freguesia da Madalena pelo Partido Socialista, não deixarão esquecer o dia 12 de Junho, como o dia da justa e merecida elevação da povoação da Madalena – Vila Nova de Gaia à categoria de Vila da Madalena.

Sejam, pois bem-vindos à Vila, mais “jovem”, de Portugal – Vila da Madalena.

Após esta intervenção, usou da palavra, o Presidente do PS-Gaia, Eduardo Vítor, começou a sua intervenção por salientar o importante contributo que os Socialistas entre 1989 e 2009, deram à população local, fazendo com que através da vinda de serviços e da constante melhoria da qualidade de vida da população, permitiu que a freguesia da Madalena, passasse para o grupo das 404 Vilas de Portugal. Constatou ainda, que decorridos cerca de 2 anos do actual mandato, o executivo local, PSD/PP, se limita a ser “um aluno bem comportado” da câmara municipal, em que perdeu a capacidade de reivindicar constantes melhorias para a população local e contribuir para o engrandecimento da Vila da Madalena.

Por seu lado, João Paulo Correia, além de ter felicitado os precursores desta elevação da Madalena a Vila, referiu aos presentes que em quase dois anos de mandato, o actual representante da população da Vila da Madalena, com assento na Assembleia Municipal, nunca interveio a reivindicar o que fosse, para a melhoria da população da Vila da Madalena. Apenas constata que o actual executivo, em vez de apresentar obra aos Madalenenses, se limita a gastar 3.000 euros num “Festival de Bandas de Garagem”, ao mesmo tempo que não apoia financeiramente as instituições locais.

















A finalizar, José Carlos Cidade, ofereceu a cada um dos presentes na Mesa desta Sessão evocativa, uma t-shirt alusiva ao 2º Aniversário de elevação da Madalena a Vila.

Sem comentários:

Enviar um comentário