domingo, 2 de janeiro de 2011

No inicio da segunda década do Século XXI…

Com votos de que tenham tido umas excelentes “entradas”, neste inicio da segunda década do século XXI.
O primeiro semestre deste ano de 2011, segundo os analistas, vai ser um “teste” à força, ao empenhamento e ao querer dos Portugueses, em contribuir para desenvolver ou não Portugal.

Este inicio de década, fica desde já marcado, pela eleição da 1ª mulher Presidente da República Federativa do Brasil, Dr.ª Dilma Rousseff e pela adesão da Estónia à moeda única.

No contexto nacional e apesar de estarmos no mês das eleições Presidenciais, (23 de Janeiro), quase ninguém se lembra disso, atarefados que andaram com as “compras de Natal” e com os “saldos”, poupando, desta forma, alguns euros e agora, preocupados com os vários aumentos de bens e serviços, que este ano, já nos “brindou”.

No contexto municipal e apesar de estamos a, cerca de, 34 meses das próximas eleições autárquicas, “elas”, já começam a fazer-se sentir.
Vejamos, temos Presidentes de Junta, disponíveis para se candidatarem a outras freguesias, que não as que actualmente presidem, (tudo isto, devido à entrada em vigor da Lei de Limitação de Mandatos), o que leva a que os habitantes dessas Freguesias se sintam “usados”, pela ambição pessoal do presidente, em vez, destes estarem preocupados na constante melhoria da qualidade de vida das suas populações; temos um presidente de junta, que publicamente assumiu abandonar o órgão executivo em Julho de 2010, mas que se mantém actualmente em funções e, mais recentemente, temos o próprio Presidente da Câmara, a deixar de pensar nos Gaienses e em Gaia, (como se tornou público, na imprensa regional….), para começar a pensar nos portuenses e no Porto, “sonho”, que o acompanha, desde o século passado ….

Apesar de tudo isto, nunca é demais lembrar, que para alguns, gestão municipal, é beneficiar com obras, com materiais e com transferências financeiras algumas juntas de freguesia, em detrimento de outras, que são penalizadas, apenas, porque em democracia, a população dessas freguesias, resolveu optar de uma forma maioritária, por projectos diferentes daqueles apresentados pelos candidatos da mesma força política, que gere o município….

A democracia, a continuar assim, estará posta em causa, até porque, não nos podemos esquecer que democracia, é definida como "o Governo do Povo, pelo Povo e para o Povo", neste inicio da segunda década do Século XXI….

Sem comentários:

Enviar um comentário