quarta-feira, 25 de agosto de 2010

Para quando a ampliação (URGENTE) do cemitério da Vila da Madalena?

Entrada principal do cemitério da Vila da Madalena
Nesta crónica vou abordar um tema muito sensível mas, ao mesmo tempo, que preocupa imenso os autarcas.
    Os autarcas em geral e os autarcas das freguesias predominantemente urbanas, em particular, defrontam-se com um novo paradigma – a gestão do espaço, dos cemitério locais.
Assim, nas cidades médias e nas grandes cidades, onde a densidade populacional é maior e dentro destas, nas suas freguesias predominantemente urbanas, verifica-se, cada vez mais, “pressão” urbanística. Com ela, o aumento demográfico e, naturalmente, um expectável elevado índice de mortalidade.
    No caso do Município de Gaia, (com 300 mil habitantes), esta situação, é por demais evidente. Acresce o facto de, (no mandato anterior), o executivo municipal, avançou e recuou na construção e exploração do cemitério municipal, cujo imbróglio, (que se ficou a dever ao cancelamento do concurso público), andar, ao que parece, pelos Tribunais.
    O que levanta sérias e legitimas preocupações aos autarcas de freguesia, cujos espaços dos cemitérios, estão a chegar ao limite, como sejam o caso de Vilar do Paraíso (apesar de já ter iniciado a ampliação do cemitério existente); Santa Marinha (atendendo a que dá apoio à freguesia da Afurada); Canelas; Valadares e Madalena.
    Permitam-me que refira a título de exemplo e sendo uma das 24 freguesias do Município de Gaia, tendo em 12 de Junho de 2009, sido elevada à categoria de Vila, a Madalena teve ao longo dos últimos 20 anos, um desenvolvimento inquestionável e sustentado.
Atendendo aos serviços existentes na Vila; à sua proximidade com o centro do Município; à sua excelente localização na Área Metropolitana do Porto, servida por uma boa rede de transportes públicos, (STCP; CP; Espírito Santo); tudo isto fez com que a Madalena se tenha transformado num pólo de atracção demográfico, cujo crescimento ascendeu aos cerca de 12.000 habitantes dos quais, cerca de 9.000, são recenseados.
    Desde a última década do século passado, uma das preocupações dos executivos locais, prende-se com a ampliação do cemitério local. Este processo, que se “arrasta”, há cerca de 16 anos, tem tido alguns avanços e recuos, encontrando-se neste momento, parado.
    De realçar que, se o executivo da junta da Madalena, (no mandato anterior), não tivesse construído 53 sepulturas gerais, há muito que pessoas falecidas, da Madalena, teriam sido inumadas, fora da Vila. Actualmente o cemitério da Vila da Madalena conta, com cerca de 20 sepulturas gerais desocupadas, o que é manifestamente pouco (atendendo à população existente, (sendo esta, constituída na sua maioria, por pessoas com mais de 60 anos); o incremento habitacional que se faz sentir, levará ao crescimento demográfico).
    O projecto de ampliação do cemitério, prevê a construção de 400 sepulturas gerais; de 50 jazigos e de 100 ossários; permitindo ainda, a criação de um acesso directo para viaturas fúnebres, viaturas de recolha de resíduos sólidos, bem como, o acesso a pessoas com mobilidade reduzida.
    Com a futura e urgente ampliação do cemitério da Vila da Madalena, reorganizar-se-á, um dos mais antigos e emblemáticos, lugares da Vila, (senão o primeiro) – Lugar da Igreja – na zona compreendida entre a Rua David Vaz Martins; Rua do Carvalheiro; Rua da Aldeia Nova e Rua da Igreja.
    Apesar de incluída em vários Planos de Actividade municipal, (de gestão do actual Presidente de Câmara), a ampliação do cemitério da Madalena, tem sido sucessivamente adiada, demonstrativa da falta de vontade do executivo municipal, em quer resolver um dos problemas que mais aflige os 12.000 habitantes da Vila da Madalena.
    Para finalizar, diria que nunca é demais chamar a atenção dos responsáveis, para o caso de poder haver um acidente, em que faleçam 20 ou mais pessoas, (que não tenham jazigos de família), ficando, nesse caso, o cemitério completamente ocupado, tendo o executivo local que solicitar a outra freguesia, autorização para inumar os corpos de moradores/eleitores da Vila da Madalena.
   Atendendo que agora, o executivo local é da mesma “cor partidária” do executivo municipal, para quando a ampliação (URGENTE) do cemitério da Vila da Madalena?



Sem comentários:

Enviar um comentário