sábado, 14 de agosto de 2010

O Poder atrai.... Hipócrisia.

Nesta crónica, resolvi analisar a nossa sociedade e vou “falar-vos” de um sentimento que o poder atrai…. HIPÓCRISIA.
Como sabemos hipócrisia, é pretensão ou fingimento de ser o que não é.
A hipocrisia é o acto de fingir ter crenças, ideias, virtudes e sentimentos que a pessoa, na verdade, não possui.
A palavra deriva do latim hypocrisis e do grego hupokrisis ambos significam a representação de um actor, actuação, fingimento (no sentido artístico). Os actores gregos usavam máscaras de acordo com o papel que representavam numa peça teatral. Essa palavra passou, mais tarde, a designar moralmente pessoas que representam, que fingem comportamentos.

François duc de la Rochefoucauld, revelou-nos de maneira mordaz, a essência do comportamento hipócrita: "A hipocrisia é a homenagem que o vício presta à virtude".
Ou seja, todo o hipócrita finge emular comportamentos correctos, virtuosos, socialmente aceites.

Mas, vem isto a propósito de quê?
Da perda de valores éticos na sociedade e nas comunidades locais.

Ao longo dos últimos anos, temos verificado, de uma forma acelerada, o declínio de valores éticos e deontológicos, desde logo, a começar na educação; passando pelo civismo e culminando com a “atracção do poder”.
O poder, tem a capacidade de “atrair” de uma forma interesseira e hipócrita, todos aqueles que não têm princípios, que não defendem causas; que não são solidários.

Por exemplo: mesmo nas pequenas comunidades (freguesia, município), vemos pessoas que sempre disseram mal, umas de outras pessoas; que estiveram sempre umas contra as outras, (por razões políticas, por razões religiosas, por rivalidade e falta de diálogo entre instituições, ou por criarem confrarias, ou por realizarem os (justos) passeios dos menos jovens); mas, por hipocrisia e por interesse, num determinado momento, se unem num determinado objectivo, (algumas chegando ao ponto de serem instrumentalizadas…);
vemos alguns outros, falarem e defenderem a solidariedade entre pequenas comunidades locais, quando foram “pioneiros”, da discriminação e da segmentação, entre freguesias, (tendo as populações, ficado penalizadas), tudo isto num passado recente;
vemos alguns, que são “satélites” do poder, diria, que têm necessidade de serem hipócritas, porque se tivessem princípios, se defendessem convicções e valores; depois de dizerem o que dizem, já não deveriam “ocupar” esses mesmos lugares.

Já agora, permitam-me que cite Sigmund Freud, in "As Palavras de Freud" Existem infinitamente mais homens que aceitam a civilização como hipócritas do que homens verdadeiramente e realmente civilizados.

Tudo isto, me leva a dizer que o poder atrai…. HIPÓCRISIA.

Sem comentários:

Enviar um comentário