domingo, 20 de junho de 2010

Só a via marginal marítima de Gaia, tem direito a uma rede viária em bom estado?

No passado fim-de-semana, resolvi com uns amigos, dar uma “volta”, de carro, pelas vinte e quatro freguesias, que compõem o município de Gaia.
Mal tínhamos iniciado o “passeio”, pudemos verificar que, afinal Gaia, não tem uma única rede viária municipal, pelo contrário, apresenta uma rede municipal, a várias “velocidades”…
Vejamos:
A rede viária da “montra” de Gaia, leia-se marginal, que vai desde a Afurada a S. Félix da Marinha, está com piso em óptimo estado.
A ponto de ter sido inaugurada, este mês, uma via, que foi pavimentada há cerca de um ano, tendo agora, sofrido mais uma colocação de tapete betuminoso, a quente….
No entanto, 50 metros a nascente desta via, verificamos que quase toda a rede viária municipal, é similar a “picadas” próprias de municípios do interior do continente Africano ou até mesmo, à existente em países como a Índia ou o Azerbeijão... em que as vias, são em terra ou em paralelos e parecem provindas de um qualquer “raid” aéreo, tal a imensa quantidade de buracos e buraquinhos que estas apresentam.

Deixo, desde já, uma proposta ao executivo municipal, no sentido de encetar contactos, com pilotos credenciados, (todos os condutores de Gaia), tendo em vista a realização de uma “prova de rallye”, ao longo da rede viária municipal de Gaia…..na tentativa de chegarem ao fim da “prova”, sem um pneu furado ou com a direcção alinhada…

Será que numa altura, em que estão a pedir sacrifícios a todos os Portugueses, o Município de Gaia, está tentado a aumentar a quantidade de trabalho, apenas a mecânicos e a oficinas de alinhamento de direcção?

Verificando-se que todos os Gaienses, pagam os seus impostos e taxas municipais, porque será que uns têm tudo, incluindo ruas com bons pisos e outros, que também têm em dia os seus impostos, são obrigados dia após dia a passarem por vias impróprias, para se circular em segurança, para pessoas e viaturas?

A título de exemplo, permitam-me que partilhe convosco, o que se passa na rede viária municipal, existente na Vila da Madalena:
na orla marítima, (montra), temos a marginal que dá ligação a Canidelo ou a Valadares, com bom piso e até com ciclo vias; no entanto, poucos metros a nascente, existem ruas estreitas, sem passeios, com o piso em muito mau estado; como sejam os casos, entre outras, da Rua do Cerro; Rua de Guiões; Rua Nova de Nazarães; Rua José Dias dos Reis, etc…
Mas, se continuarmos a subir um pouco mais, verificamos que percorridos mais meia dúzia de metros, encontramos, a Rua do Formigueiro, que está à espera, há 13 anos, pelo cumprimento da promessa do Presidente de Câmara, em alargar esta via, permitindo, dessa forma, por exemplo, a passagem de uma ambulância…

Mas, continuando a subir, deparamo-nos com ruas sinuosas, sem sinalização, entroncamentos perigosos, que estão a aguardar a sua requalificação à mais de 10 anos; já para não falar, na construção da Via de Ligação 3, vulgo VL – 3, que servirá de alternativa ao trânsito local, entre a Praia e o Nó da Madalena, (este último já construído, pelo Governo), prometida pelo actual edil, como via estruturante a construir, desde …. 1997, (já lá vão uns anitos….).
Refira-se aliás, que para a realização desta obra, já foi aberto concurso, tendo o mesmo, sido posteriormente, suspenso….
Ouve-se que para fazer apenas, a ligação entre a Rua das Bocas e o Largo da Cabine, (cerca de 500 metros), estão orçamentados para 2011, 2,3 milhões de euros…. Ora, como estamos em época de contenção….

Atendendo a que o Presidente, vai deixar a Câmara, sem realizar esta obra na Vila da Madalena; era bom para todos; mas, em particular, para os Madalenenses, que a Câmara, avançasse rapidamente, (uma vez que tem autorização da REFER), com a construção da passagem desnivelada, efectuando a ligação entre a Travessa do Passadouro e a Av. Gomes Júnior; permitindo assim, uma ligação rápida, de e para a Praia; o Parque de Campismo da Madalena; o Pavilhão Municipal Atlântico da Madalena; a EB 2,3 da Madalena; o estaleiro da SUMA; o (futuro) Parque de Lazer da Madalena; o estaleiro da Câmara, o Lugar dos Funcheiros; o Lugar do Passadouro e o Lugar da Costa, além de constituir uma rápida ligação às freguesias de Canidelo e de Santa Marinha.

Mas, voltando ao nosso passeio e continuando a circular, apenas na rede viária municipal, verificamos que mesmo em freguesias que se querem assumir como “a nova centralidade de Gaia”, e, apesar de estarmos, em pleno Século XXI, continuam a existirem ruas em terra, ruas sujas, com mato, onde as pessoas não podem circular em segurança, devido à falta de passeios, (no mínimo com 0,80m, para que possam circular carrinhos de bebé ou cadeiras de rodas) além de continuamos a assistir “impávidos e serenos” a situações, como a relatada, estes dias no J.N., em relação à Rua do Casal, em S. Félix da Marinha, a qual, além de não ter saneamento; o piso, é pedra a cima e pedra abaixo…. percebe-se agora, a razão da existência de um jeep verde e de um mais pequenino, preto, ao serviço da câmara….

Uma vez que o estado de conservação e manutenção da rede viária municipal, é de única e inteira responsabilidade do executivo municipal; espero, que rapidamente, se possam ver, por todo o Município, obras de conservação e manutenção na rede viária, a bem da melhoria da qualidade de vida de todos os Gaienses….

Ou, será, que só a via marginal marítima de Gaia, tem direito a uma rede viária em bom estado?

Sem comentários:

Enviar um comentário