sábado, 13 de fevereiro de 2010

Como vai a Saúde, em Gaia...

Caros Leitores:

        Permitam-me que partilhe convosco, uma reflexão pessoal e ao mesmo tempo uma caracterização do nosso Município, no que aos cuidados primários de Saúde e aos seus equipamentos diz respeito.

       Em 2008, são criadas as Unidades de Saúde Familiar. Estas foram criadas para darem uma resposta mais célere e próxima no que aos cuidados primários de saúde diz respeito. Assim, os seus objectivos são: Aumento da acessibilidade e satisfação dos utilizadores de saúde; Aumento da satisfação dos profissionais envolvidos na prestação de cuidados; Melhoria da qualidade e continuidade dos cuidados prestados e incremento da eficiência nos serviços.

A criação destas USF’s, baseou-se nas seguintes condições a respeitar: Responsabilização da prestação de cuidados de saúde gerais, personalizados, com respeito pelos contextos sócio familiares a um grupo que pode variar entre 4 e 18.000 utentes; Adesão voluntária dos profissionais a envolver; Trabalho em equipa multidisciplinar; Obrigatoriedade da existência de um sistema de informação; Regime remuneratório, baseado no desempenho profissional; Regime de incentivos e Contratualização e avaliação de desempenho.

De referir, que existem 3 USF´s, em Gaia, (das Camélias – Mafamude; Canidelo e Boa Nova – Valadares), estando prevista a abertura de mais, durante o corrente ano.

Com a publicação do Decreto-lei nº 28/2008, de 22 de Fevereiro, foram criados os Agrupamentos de Centros de Saúde – (ACES) e reconhecidos os cuidados primários de saúde, como o pilar central do sistema de saúde.

Na verdade, os centros de saúde constituem o primeiro acesso dos cidadãos/utentes, à prestação de cuidados de saúde, assumindo importantes funções de promoção da saúde e prevenção da doença, prestação de cuidados na doença e ligação a outros serviços para a continuidade dos cuidados.

Os (ACES), desenvolvem também actividades de vigilância epidemiológica, investigação em saúde, controlo e avaliação dos resultados e participam na formação de diversos grupos profissionais nas suas diferentes fases, pré e pós graduada e contínua.

Assim, com a entrada em vigor deste Decreto-Lei, foram extintas as sub-regiões de saúde, dando lugar à criação de 74 Agrupamentos de Centros de Saúde, no nosso país. Estes, têm como missão garantir a prestação de cuidados de saúde primários a um aglomerado populacional, que oscile entre os 50.000 e os 200.000 cidadãos.

Os ACES, são constituídos pelas seguintes unidades funcionais: saúde familiar, cuidados de saúde personalizados, unidades de cuidados na comunidade; unidade de saúde pública unidade de recurso assistencial partilhado, podendo ainda existir, outras unidades ou serviços considerados necessários.

Cada uma destas unidades funcionais, assenta numa equipa profissional multidisciplinar com autonomia organizativa e técnica, estando garantida a intercooperação entre as diferentes unidades que constituem o ACES.

No caso particular do nosso Município, foram criados 2 ACES, Gaia 1, compreendendo o C.S. Barão do Corvo; Mafamude; Oliveira do Douro, Avintes e as freguesias do interior e Gaia 2 – C.S. Boa Nova; Arcozelo e Espinho.

A este nível, gostaria de Vos informar, que até ao próximo mês de Abril, iniciarão as obras de construção, do Centro de Saúde da Vila da Madalena e de Vilar de Andorinho.

Tendo efectuado uma análise ao nosso Município, em termos de serviços relacionados com saúde, posso partilhar convosco, o seguinte:

a) Farmácia:

No nosso Município, existem 10 Freguesias, que têm apenas 1 Farmácia; 13 Freguesias, que têm entre 2 a 5; e uma Freguesia que tem entre 6 a 8;

b) Centro de Saúde:

Existem 6 Freguesias, que não têm Centro de Saúde, nem Unidades de Saúde Familiar; existe um Centro de Saúde, em 17 Freguesias e uma Freguesia, tem 2 ou mais unidades de saúde.

c) Clínica de Saúde:

Metade das Freguesias do Município, não tem nenhuma clínica de saúde; existe apenas uma clínica de saúde, em 5 Freguesias; 6 Freguesias, tem entre 2 a 5 clínicas e uma Freguesia, tem entre 6 a 8 clínicas de saúde.

d) Unidades Hospitalares:

O CHVNG/E, abrange duas Freguesias; além deste, existe ainda o Hospital da Arrábida, noutra freguesia de Gaia, as restantes não têm Hospital.

e) Bombeiros – Existe uma corporação de Bombeiros em, apenas 8 Freguesias do nosso Município, as restantes não têm.

Na próxima edição, deste semanário, continuarei a abordar o tema da Saúde…

Sem comentários:

Enviar um comentário